Ah, a economia brasileira, sempre cheia de surpresas! Desta vez, os analistas do Boletim Focus nos brindam com a previsão de uma Selic a 12% nesta quarta-feira. E como se não bastasse, ainda temos a inflação ultrapassando o teto em 2025. Sim, você não leu errado. Gastança, Selic e Inflação para 2025 é a frase do momento!
Aumento da Selic: Um Show de Gastança
Preparem os bolsos, caros leitores! A mediana das expectativas para a taxa básica de juros ao final de 2025 é de impressionantes 13,50%, um aumento expressivo comparado aos 12,63% da semana passada.
A Selic atualmente em 11,25%, deve subir para 12% ainda em 2024. Mas será mesmo que isso vai segurar a inflação? Tenho minhas dúvidas.
Inflação: Acima do Teto, Como Sempre
A inflação, velha parceira da “petezada” não fica para trás. As previsões para 2024 e 2025 são de 4,84% e 4,59%, respectivamente. Sim, ambas acima do teto da meta. E a cereja no bolo?
As projeções para 2026 e 2027 continuam subindo, mas a gastança não para!
Anteriormente a culpa da taxa Selic era do Campos Neto, mas o interessante será quando o Galípolo assumir o Banco Central, você acha que a inflação está alta? Aguarde o ano que vem!
PIB e Outros Detalhes Irônicos
Enquanto isso, o PIB de 2024 deve crescer 3,39%, um número que parece destoar do resto das previsões. Será que é um sinal de esperança ou apenas mais uma manobra econômica? E não podemos esquecer do câmbio, com o dólar previsto para alcançar R$ 5,77 em 2025.
Parece que a gastança continua desenfreada!
Conclusão Sarcástica
Em suma, prepare-se para um futuro econômico repleto de desafios, mas com a Selic subindo e a inflação fora de controle, a única certeza é o futuro incerto.
A dívida pública segue crescendo constantemente, o governo tentou enganar o mercado e o dólar disparou, mas o importante é que o amor venceu.
Leia também: https://poderdobrasil.com/hemorragia-craniana-lula-cirurgia-sp/
Respostas de 3